sábado, 27 de abril de 2013

Presidentes do Brasil (1969 - 1974)


Emílio Garrastazu Médici

Presidente do Brasil de 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974, Emílio Garrastazu Médici  nasceu em 4 de dezembro de 1905, na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Faleceu em 9 de outubro de 1985, no Rio de Janeiro, capital.
Era militar e político, teve a patente de general. Seu pai era um rico fazendeiro descendente de italianos e sua mãe era uruguaia de origem basca. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e
prosseguiu na carreira militar. Formou-se oficial na Escola Militar de Realengo, onde estudou entre os anos de 1924 a 1927, sendo favorável a Revolução de 30.
No ano de 1957, assumiu como chefe do Estado Maior da 3° Região Militar de Porto Alegre, aceitando um convite do general Arthur da Costa e Silva, comandante da unidade. Em 1961, foi promovido general de brigada e comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Apoiou a deposição do presidente João Goulart e o golpe de 1964. Nessa época, foi nomeado adido militar (oficial a serviço diplomático) nos EUA. Em 1967, passou a chefia a chefia do SNI (Serviço Nacional de Informações) e, durante sua gestão, apoiou o AI-5.
Após o afastamento do então presidente Costa e Silva, assumiu a presidência do Brasil, sendo indicado por todos os generais. Médici exigiu que sua posse fosse feita com a reabertura do Congresso Nacional. A exigência foi atendida, em 25 de outubro de 1969, foi eleito presidente em sessão conjunta do Congresso Nacional, sendo eleito com 293 votos a favor e 75 abstenções.
Assumiu em 30 de outubro de 1969, prometendo o restabelecimento da democracia em seu mandato. Na prática seu governo foi marcado como o mais repressor da fase ditatorial do Brasil e de toda nossa história.

Governo de Emílio Médici
No setor político, seu governo eliminou as guerrilhas de esquerda existentes nas áreas rurais e urbanas. Nas eleições para o senado, câmara e prefeituras o partido da Arena venceu a grande maioria contra o MDB.
Durante o seu governo, eram proibidas manifestações, reivindicações salariais e qualquer expressão popular contra o governo e a ordem estabelecida na época. No setor econômico, marcou pelo conhecido Milagre Econômico brasileiro que propiciou um ótimo crescimento econômico, mas nas questões sociais houve pouquíssima distribuição de renda, estando o crescimento econômico concentrado nas mãos de poucos, o que geraria o aumento da miséria no Brasil.
No consumo entre as classes médias, aumentou a compra de bens duráveis nas residências como o televisor em cores, inserido no Brasil em 1973, e a geladeira. O brasileiro também passou a andar mais de carro.
No setor de infraestrutura, o seu governo foi responsável pelo acordo com o Paraguai para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, num acordo binacional de construção e geração de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário