sábado, 20 de abril de 2013

A verdadeira história do Funk!




FUN = FUNKE por fim FUNK palavra inglesa que significa todo mundo junto, divertir, embaraço, essa palavra veio junto com a música originária do Bronx, um bairro de nova york onde surgiu o ritmo que se espalhou rapidamente pela américa e depois para o mundo.
Nessa época (dec anos 80) o DJ, era atração dos eventos feitos pela comunidade negra
um deles era Grandmaster Flash , Kurstis B. com o uso de novos equipamentos a qualidade melhorou aumentando mais djs na produção da música mais sintetizadas EXEMPLO : 1987 DIMPLES TEE com o hit jelous fella´s e MC ADE são vários sucessos como bass mechanic. da train(1989), night mare on a.d.e, 1989 FRESH CELESTE, STEPHANIE com o hit get away (1989), GUCCI CREW 2 foram vários sucessos booty shake, truz e vogue, DYNAMIX 2 com o hit ignition, THE BOYS FROM THE BOTTOM mama e slay dem ho´s , tendo grupos com mais projeção fora do país como o 2 LIVE CREW com o album is what we are, pela gravadora luke skywalker lançada aqui no Brasil pela Epic em 1986.
Era uma tendencia que quase obrigatória fazer música com com bases sintetizadas isso ocorreu com kraftwerk, duran duran, Debie Gibson entre outros cantores de outros seguimentos.
Mas o funk já estava no sangue latino desde quando foi criado nos Estados Unidos onde teve a maior aceitação pelos latinos , principalmente em MIAMI onde tinham mais shows e
onde a maioria dos latinos se encontram e grande quantidade, por isso a explicação de fácil aceitação desse ritmo aqui no Brasil, por tanto os artistas de maior sucesso no Brasil foi STEVIE B e TONY GARCIA produtor musical de cantores latinos como Reinaldo, Tiana, Nyasia, Ray Guell, Johnny o, entre outros, nessa época o funk no Brasil tinha aceitação dentro das comunidades mas não tinha projeção na mídia por ser uma música estrangeira de difícil entendimento pela lingua inglesa, o ritmo conquistava pessoas pela batida sintetizada,
a caixa baixa, o tarol fino e seco, e o baixo grave e forte, ao ponto das caixas de som não guentarem a frequencia.
O FUNK chegou no Brasil quase na mesma época que faziam sucesso na américa do norte(miami bass), trazidos pelos DJS do Rio de Janeiro, alguns já se foram, mas não seram esquecidos como Mecier Lima, Eduardo , Sergipe, Fernandinho entre outros que contribuiram , passando os discos em vinil para os DJS de todo o Rio de Janeiro, e cada um tocando nos quatro cantos do Rio .
As melhores equipes de som encontravam se no Rio fazendo shows dentro e fora do estado, onde a atração dos bailes eram os DJS(OBS:velhos tempos em que o DJ tinha valor) e os duelos feitos pelas equipes de som.

O duelo:.
A Competição era feita da seguinte forma, a equipe que tivesse o som mais alto, mais apurado (OBS: O número de caixanão contava)e que o DJ fizesse uma sequencia de musica com sucessos intermitente sem que o público não parasse de dançar a equipe vencia.

O duelo 2ª geração:.
Além desses atributos citados anteriormente estava chegando um funk mais nacional feito pelos DJS do Rio, com a chegada do mixer(uma mesa de som que o DJ usava para fazer mixagem com memória de 10 a 12 segundos de gravação do que quizer) por incrível 
que pareça um dos precursores do novo funk não são conhecidos nem citados no atual
mundo FUNK dentre eles o DJ Fabinho neurosampler , o DJ Jeferson , DJ Marco Aurélio, Carlinhos, ´DJ´S Caboy e Jack, DJ Dedé,DJ LuchoPintinho DJ, DJ Jorge Maluco, DJ Carlinhos, DJ Charles, DJ Washington,DJ Adriano,Cientista DJ, Pura, DJ Mamut,DJ Magrão, DJ Ratinho, Marcelinho,DJ Humberto, DJ Sussa e outros que pesso desculpas se não citei pela falta de arquivamento dessa época, nascia um novo FUNK chamado de MONTAGEM com samples de funk de grandes sucesso internacional nos bailes, ali os DJS estavam dando um fim ao funk(miami bass) 
O Lado negativo desse movimento chamado de MONTAGEM (nome do novo ritmo funk na de de 90) é que começou a colocar gritos de guerra dos grupos de cada comunidade, e consequentemente cada local tinha uma gangue, e quando se encontravam nos bailes 
havia não só disputa de gangues numerosas, como brigas que acabavam em mortes,
visto pelo lado financeiro as equipes lucravam mas pelo lado social , o novo movimento funk estava sendo visto de forma violenta, isso não era bom, tendo em vista algumas equipes que não queriam acabar com isso , dividindo a opinião de outras equipes,
vindo em seguida o MC (o que é o mc ? ) eram justamente o mesmo público que frequentava os bailes funk do Rio , naquele momento os os mesmos DJS que trouxeram o funk para o Brasil eram os mesmos que enterravam o funk de raiz(MIAMI BASS).

Nova era Funk:.
Um desses sucessos foi o MC Marcinho com o rap do solitário que o Brasil todo cantava,
daí foi inevitável , um atrás do outro como Danda e Tafarel , Mascote, Nenem , Suel e Amaro, Cacau, Sabará, André e Bonga, MC Nenzinho e outros que contribuiram no começo do funk no Rio.

A base do Funk:.
No Começo a base do funk continuava com a batida do funk internacional chamado de volt mix (nome de uma música do DJ UNKNOW que os DJS usavam a versão) instrumental para os mcs cantarem em cima, depois foi usado a música do HASSAN
pump up the party (instrumental). diga se de passagem a produção do Stevie B.

A evolução do Funk:.
Mas o funk só teve uma aceitação notória depois que as produções tiveram melhoria nas suas bases instrumentais , os DJS já fazem suas próprias bases sem depender quase nada da produção internacional , somente alguns samples mesmo sem a autorisação legal
Hoje em dia essa música que inspirou os cariocas que hoje é chamado de funk agora
ocupa os espaços do mundo europeu onde é chamado de break beat ,trance.
e no Brasil adolescentes ficam sem saber da verdadeira hitória do funk.
E com isso num passado já distante digo que quando nacionalisaram o funk perderam uma grande oportunidade de batizar esse ritmo num nome nacional que poderia ser BATIDÃO , BALANÇO ou qualquer nome que não vinculasse o nome FUNK, aí sim
poderiamos dizer que o funk é nosso.


História do Funk no Brasil:.
O funk conhecido no Brasil, é originário das favelas do Rio de Janeiro e iniciou na década de 80. Embora o seu nome seja igual ao funk praticado nos EUA, os ritmos são totalmente diferentes. Essa mudança aconteceu na década de 70, quando os DJ`s que tocavam os bailes nas favelas, procuraram adicionar um pouco do ritmo da música negra ao black, soul e o proprio funk americano que tocava nos bailes da época.
A partir da década de 80 os bailes funks começaram a sair das favelas, e se espalharam por todo o Rio de Janeiro. As letras das músicas falavam do cotidiano do povo, a maioria pessoas pobres. Como os bailes eram frequentados por várias comunidades, muitas vezes surgiam brigas entre estas, o que acabou gerando muitas músicas com temas de paz.
Já na década de 90, o funk era uma realidade no Rio de Janeiro e começava a se espalhar aos poucos para outros lugares do país. Gritos de guerra como “Uh, tererê” e “Ah eu to maluco” viraram moda. Em 1996 a dupla Claudinho e Buchecha estourou com a música “Conquista”, botando de vez o funk entre os gêneros mais tocados  nas rádios de todo o país.
No começo dos anos 2000, nomes como o Bonde do Tigrão fizeram um grande sucesso, participando quase que semanalmente de programas como o Domingo do Gugu, no canal SBT. Nessa época, as letras tinham um apelo sexual muito grande. Já no meio da década os bailes funk invadiram as casas de show e boates da elite, virando moda entre jovens da classe alta.
O funk continua até hoje em alta em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro, embora ainda seja alvo de grande preconceito por suas letras com um grande apelo sexual, a violência e muitas vezes, até as drogas.

Maiores Mc's e cantores do Brasil:.
O funk é um ritmo de música nascido nas favelas do Rio de Janeiro. Tradicionalmente tem um apelo sexual, e por muito tempo foi alvo de preconceito e críticas por muitas pessoas. Porém a partir do meio da década de 90 o ritmo estourou no Brasil. O funk começou a virar moda até entre os jovens de classe alta, e até hoje continua a ser um dos ritmos mais tocado nas baladas país afora.
Com o sucesso, surgiram muitos hits que até quem não gosta do funk, conhece pelo menos o refrão, e também muitos artistas que estouraram com uma música ou viraram referência na área. Confira abaixo alguns dos lista funkeiros do Brasil:
Claudinho e Buchecha – Talvez foram os primeiros a estourar nacionalmente em todas as rádios. Com letras que falavam de amor, a dupla vendeu milhões de cópias e deixou na memória de muitas pessoas hits como “Fico Assim Sem Você”, “Nosso sonho não vai terminar”, “Conquista” entre outros.

MC Malboro – Um dos nomes mais importantes do funk, criou muitos hits e foi o responsável pelo estouro de vários outros artistas do ritmo. Foi o primeiro DJ funkeiro a se apresentar fora do Brasil. Foi também o responsável pela coletanea de funk lançada pelo programa Caldeirão do Hulk, álbum que impulsionou ainda mais o funk no país

MC Catra – Talvez o nome mais conhecido atualmente no funk, MC Catra faz polêmica com músicas com letras falando de sexo e afins. Um de seus maiore sucessos é a música “Adultério”. Foi alvo até de um documentário feito para a internet, onde conta sobre seu polêmico estilo vida, suas mulheres e seus filhos.

MC Leozinho – Autor do hit “Se ela dança eu danço” que figurou entre as 10 músicas mais tocadas do ano de 2006 em todas as rádios brasileiras. Leozinho, ao contrário de muitos, fala sobre romance nas letras de suas músicas.

Dentre outros:.
Mc K-9;Mc Luan;Mc Sapão;MC Catra;Mc Créu;MC Beyoncé;Os Havaianos;Bonde das Maravilhas;Valesca Popozuda;Mc Byana;Mc Bola;Mc Pikeno e Menor;Mc Roba Cena;MC Guimé;Mc Bo do Catarina;MC Daleste e MC Yoshi;Mc Neguinho Do Caxeta;Mc Tekinho;Mc Backdi e BioG3;MC Danado;Mc Pet;Mc Careca;MC Magrelo & Nenê;Mc Nego Blue;Mc Bruxo;Léo da Baixada;Mc Taz.

Comentário:.
Toda cultura popular que se preze possui sua manifestação cultural, os americanos com o rap e hip hop, os jamaicanos com o reggae e os brasileiros com o Funk. O Funk é um estilo musical derivado do chamado Miami Bass e surgiu nos bailes funks dos becos das favelas e dos morros cariocas para conquistar o Brasil. Com linguagem simples, letras eróticas ou falando sobre a violência, ele veio para ficar. O Funk saiu dos guetos estourou para a população em geral na década de 1990 e desde então não saiu mais do imaginário popular.
Ele conquistou a mídia pouco a pouco, o universo de mcs populares em todo o Brasil começou reuzido e foi crescendo. Hoje em dia temos inúmeros artistas de funk já consagrados e tantos outros surgindo a cada momento. Um estilo de música polêmico, ele consegue preservar sua característica subversiva por sua grande ligação com o crime e o tráfico e também por causa dos famigerados bailes funks. Protagonistas de cenas das mais controversas em todas as redes de televisão do país.
Por isso, os bailes funks existem quase que "clandestinamente", muitos deles tentando evitar sua proibição, ameaça esta que chegou até a batizar um dos subestilos do funk: o proibidão. Aquela vertendo do funk com as letras mais chocantes e escrachadas de todos.
Se livre do preconceito, aumente o som do computador e divirta-se com o bom humor e a descontração que só o povo brasileiro é capaz de proporcionar.
O Funk atual ganhou muita credibilidade em meio aos gêneros musicais e já começou bombando em 2013. 

Veja os sucessos mais tocados nas rádios:.

AH LELEK LEK LEK LEK


MC BYANA – LUXÚRIA


BALANÇA MAIS NÃO PARA


MC BEYONCE – FALA MAL DE MIM


MC BOLA – ELA É TOP PART. JOGADOR ROBINHO


PIKENO E MENOR – TERRÍVEL


MC BÓ DO CATARINA – ELA MONTA NA MINHA R1


OS HAWAIANOS – É O PENTE


MC POCAHONTAS


MC NEGO BLUE – HOJE EU NÃO SOU DE NINGUÉM


MC LON – NOVINHA VEM QUE TEM


MC RODOLFINHO – COMO É BOM SER VIDA LOKA


NEGUINHO DO CAXETA – AS NOVINHA TÃO A MIL


MC DALESTE – DEUSA DA OSTENTAÇÃO


MC DEDE – BUM BUM NA AGUA


MC DEDE – MELHOR DO BAILE








Nenhum comentário:

Postar um comentário