domingo, 30 de dezembro de 2012

Principais Acontecimentos para 2013...



2013 (MMXIII, na numeração romana) será um ano do calendário gregoriano que terá início numa terça-feira. Não será bissexto, tendo 365 dias. O ano será o primeiro, a compreender quatro dígitos diferentes desde 1987.

Eventos esperados e previstos:.

Janeiro
1º de Janeiro
Entra em vigor o uso das regras do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil, após o período de transição presente desde 2009.

Março
Abertura do Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, o maior projeto de infraestrutura na Alemanha.

Maio
10 de maio
Ocorrerá um eclipse solar anular no sul do Pacífico, sendo visível na Austrália.
19 de maio
Ocorrerá no Estádio de Wembley em Londres a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2012-13.

Junho
A televisão digital deve estender-se a todo território brasileiro.
Realização da Copa das Confederações da FIFA no Brasil.

Julho
Realização da XVIII Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, do dia 23 ao dia 28, com presença do Papa Bento XVI e de jovens de todas as partes do mundo.
A Croácia entra para a União Europeia e torna-se o 28º Estado-membro.

Agosto
A sonda espacial BepiColombo deve ser lançada em direção a Mercúrio.

Setembro
Será realizada a 5° edição do Rock In Rio no Rio de Janeiro.

Novembro
3 de Novembro
Deve ocorrer um eclipse solar híbrido.

Eventos sem data:
Fim dos mandatos de muitos autarcas em Portugal, devido à lei que limita os mandatos autárquicos a 3 (12 anos).
Realização da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Deve entrar em operação o sistema de posicionamento global Galileo, competindo com o atual GPS.
O Comitê Olímpico Internacional deve decidir a localização dos Jogos Olímpicosde Verão de 2020.
Deve ser concluída a construção do 1 World Trade Center, um arranha-céu que deverá ter a altura de 541 metros.
Deve ser concluída a construção do Company Business Towers, um complexo de duas torres (Torre Alpha e Torre Sigma) na Marginal Pinheiros, São Paulo, Brasil. Lançamento do GTA V.

2013 no esporte:.

Devem se realizar os Jogos do Mediterrâneo de 2013 na cidade de Mersin na Turquia.
Deve ocorrer a IX Copa das Confederações no Brasil, como preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Devem ocorrer os Jogos da Francofonia de 2013, em Nice, na França.
Devem ocorrer os Jogos Mundiais de 2013 na cidade de Cali, na Colômbia.
Deve ocorrer o Campeonato Africano das Nações de 2013, na África do Sul.

Ano Novo!



O ano-novo, réveillon, virada de ano ou passagem de ano é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o ano-novo.

Etimologia:.

Réveillon é um termo da língua francesa que significa "véspera".

História:.
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).

Celebração moderna:.
A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.

Brasil:.
No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 000 000 de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.
Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 400 000 pessoas, incluindo mais de 100 000 que eram turistas. Mais cedo, durante a tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.
Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2009 para 2010, foram registrados 1 100 000 espectadores na festa.

Portugal:.
No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
Em Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço. Quer a cidade de Almada como Lisboa partilham o fogo de artífício do Rio Tejo.
Na região autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchal, estando o espectáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo".Esse espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
Em Setúbal a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado.

Outros Países:.
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing ("primeira pisada"). São, também, dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Lá, o ano-novo é chamado de hogmanay.
Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas e fazem um pedido a cada badalada do relógio da Porta do Sol, em Madrid. Existe uma canção do grupo espanhol Mecano que fala deste acontecimento: se chama Un Año Más.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Panetone Trufado



Ingredientes-
Massa:.
-60 gr de fermento biológico fresco
-3 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
-1 xícara(s) (chá) de açúcar
-1 kg de farinha de trigo
-200 gr de margarina 
-4 unidade(s) de ovo batido(s)
-2 unidade(s) de gema de ovo batida(s)
-1 colher(es) (café) de noz-moscada ralada(s)
quanto baste de raspas de laranja

Recheio:.
-3 pote(s) de doce de leite
-2 unidade(s) de gema de ovo
-200 gr de nozes picada(s)
-2 xícara(s) (chá) de damasco picado(s)

Modo de Preparo-
Massa:.
Junte em um recipiente o fermento com o leite, o açúcar e 2 xícaras de farinha de trigo. Misture bem até dissolver o fermento. Adicione a margarina, os ovos, as gemas a noz-moscada, as raspas de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo. Vá sovando até obter uma massa macia, homogênea e que desprenda das mãos. 
Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume. 
Abra a massa formando um retângulo e espalhe o recheio, enrole como um rocambole e corte em 5 porções iguais. Reserve. 
Unte 5 fôrmas para panetone e coloque cada porção nas fôrmas. Cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume. Coloque o forno para aquecer em temperatura moderada (180ºC). 
Com uma tesoura afiada, faça um corte em cruz na superfície superior do panetone, liberando o crescimento. 
Leve os panetones ao forno para assar até que estejam dourados e bem cozidos por dentro. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. 
Sugestão: polvilhe o açúcar de confeiteiro quando tirar do forno.

Recheio:.
Misture bem os ingrediente do recheio e reserve.

Panetone



INGREDIENTES
-1 Kg de farinha de trigo
-100 g de fermento biológico
-200 g de manteiga
-200 g de açúcar
-15 g de mel
-8 gemas
-10 g de sal
-250 g de frutas cristalizadas
-150 g de uvas passas embebidas no rum
-1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
-raspas e suco de laranja
-água até dar o ponto

MODO DE PREPARO
Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
Fica com aparência de esponja
Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia
Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Origem do Natal e o significado da comemoração




O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio:
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição:.
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel :.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países:.
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Vida e a Viagem de Trem



A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais.Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!
Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.
Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.
O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades. Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza... mas me agarro na esperança que em algum momento
estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Omelete Doce



Ingredientes:.
6 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
Algumas gotas de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de manteiga
6 a 8 colheres (sopa) de geléia aquecida
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Modo de preparo

Prepare a primeira omelete:.
Separe as claras e as gemas de 3 ovos, colocando as claras em uma tigela bem seca.
Bata as claras até obter picos moles.
Em outra tigela, bata as gemas com metade do açúcar e 1 a 2 gotas de essência de baunilha.
Ligue o forno em temperatura bem alta.
Ou ligue o grill, se seu forno for equipado com um.
Derreta a metade da manteiga em uma omeleteira ou frigideira de 20cm.
Enquanto isso, incorpore rapidamente as gemas batidas às claras com uma colher de metal.
Assim que a manteiga espumar, adicione a mistura de ovos e diminua o fogo ao mínimo.
Cozinhe a omelete, sem mexer, durante 2 a 3 minutos até que a parte de baixo esteja dourada.
Coloque a frigideira na estufa do forno ou no grill durante 2 a 3 minutos até que a parte de cima fique dourada.
Espalhe a metade da geléia aquecida sobre metade da omelete.
Dobre a omelete ao meio, com a ajuda de uma espátula, para cobrir a geléia.
Coloque a omelete em um prato aquecido e peneire metade do açúcar de confeiteiro por cima.
Corte ao meio e sirva imediatamente.
Prepare a segunda omelete da mesma maneira.

Rendimento:  4 porções

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Filaríase



 A filaríase ou filariose é uma doença parasitária, considerada como doença tropical infecciosa, causada por nematóides filariais da superfamília Filarioidea, também conhecida como Filariae. A forma sintomática mais conhecida da doença é a filaríase linfática, popularmente chamada de elefantíase em referência do inchaço e engrossamento da pele e tecidos subjacentes, que foi a primeira, entre as enfermidades infecciosas transmitidas por insetos, a ser descoberta.
O mosquito transmissor no Brasil, Culex, é predominantemente noturno. Existem nove nematóides filariais conhecidos, que usam os humanos como hospedeiros definitivos. São divididos em três grupos de acordo com o nicho que ocupam dentro do corpo:
-filariose linfática
-filariose subcutânea
-filariose da cavidade serosa.
A filariose linfática é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti , Brugia malayi e Brugia timori. Essas filárias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema e, em casos crônicos, levando à doença conhecida como elefantíase.
A filariose subcutânea é causada por loa loa (a "larva do olho"), Mansonella streptocerca , Onchocerca volvulus e Dracunculus medinensis (o "verme da Guiné"). Esses vermes ocupam a camada subcutânea de gordura.
A filariose da cavidade serosa é causada pelos vermes Mansonella perstans e Mansonella ozzardi , que ocupam a cavidade serosa do abdômen.
Em todos os casos, os vetores de transmissão são insetos sugadores de sangue (moscas ou mosquitos), ou copépode crustáceos no caso do Dracunculus medinensis .

Elefantíase:.
A elefantíase é causada quando o parasito obstaculiza o sistema linfático, afetando principalmente as extremidades inferiores, embora a extensão dos sintomas dependa da espécie de filária envolvida.
Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros culex, e algumas espécies do gênero Anopheles, presentes nas regiões tropicais e subtropicais. Quando o nematóide obstrui o vaso linfático, o edema é reversível; no entanto, é importante a prevenção, através do uso de mosquiteiros e repelentes, e evitanto-se o acúmulo de água parada em pneus velhos, latas, potes e outros.
As formas adultas são vermes nematóides de secção circular e com tubo digestivo completo. As fêmeas (alguns centímetros, podem chegar a 3 cm) são maiores que os machos (de 0,5 a 1,5 cm) e a reprodução é exclusivamente sexual, com geração de microfilárias. Estas são pequenas larvas fusiformes com apenas 0,2 milímetros.

Transmissão:.
Ao se alimentar do sangue de um humano infectado, o mosquito engole as microfilárias junto, que crescem em seu organismo e contaminam os próximos humanos picados.
As larvas são transmitidas pela picada dos mosquitos Culex, Mansonia ou Aedes, Anopheles. Da corrente sanguínea, elas dirigem-se para os vasos linfáticos, onde se maturam nas formas adultas sexuais. Após cerca de oito meses da infecção inicial (período pré-patente), começam a produzir microfilárias que surgem no sangue, assim como em muitos órgãos. O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente. Dentro do mosquito as microfilárias modificam-se ao fim de alguns dias em formas infectantes, que migram principalmente para os lábios do mosquito. Assim quando o hospedeiro definitivo for picado, a larva escapa do mosquito e cai na corrente sanguínea do homem(seu único hospedeiro definitivo).

Epidemiologia:.
Aproximadamente 800 milhões de pessoas vivem em áreas de risco de contrair a parasitose e estimava-se, em 2004, em 119 milhões de portadores de filariose linfática no mundo, sendo 106 milhões o número de infectados por W. bancrofti e em torno de 12,9 milhões os parasitados por B. malayi ou B. timori. Em 2004 afetava 120 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS. A bancrofitiana só afeta o ser humano (outras espécies afetam animais).
O Wuchereria bancrofti existe na África, Ásia tropical, Caraíbas e na América do Sul incluindo Brasil. Mosquitos Culex, Anopheles e Aedes. No Brasil o vetor primário e principal é o Culex quinquefasciatus.
O Brugia malayi está limitado ao Subcontinente Indiano e a algumas regiões da Ásia oriental. O transmissor é o mosquito Anopheles, Culex ou Mansonia.O Brugia timori existe em Timor-Leste e Ocidental, do qual provém o seu nome, e na Indonésia. Transmitido pelos Anopheles.
A região Norte e Nordeste são as mais afetadas no Brasil, especialmente onde não há tratamento apropriado de água e esgoto. Ocorreram grandes epidemias na década de 50 e 60, mas com a urbanização e combate aos vetores o número de casos tem decaído cerca de 3/4 a cada década (de 8,2% na década de 50, para 2,6% em 60, 0,7% em 70, 0,16% em 80 e 0,02% na década de 90). 
O parasita só se desenvolve em condições úmidas com temperaturas altas, portanto os casos na Europa e EUA são importados de indivíduos provenientes de regiões tropicais.
A OMS planeja praticamente eliminar a filariose do mundo até 2020. A estratégia inclui exterminar os mosquitos transmissores de modo similar a campanha contra a dengue e malária. 

Sinais e Sintomas:.
Apenas 10 a 15% dos infectados desenvolvem a elefantíase, e a doença leva cerca de 10 anos para progredir. Medicamentos e cirurgia podem prevenir o inchaço.O período de incubação pode ser de um mês ou vários meses. A maioria dos casos é assintomática, contudo existe produção de microfilárias e o indivíduo dissemina a infecção através dos mosquitos que o picam.
Os episódios de transmissão de microfilárias (geralmente à noite, a depender da espécie do vetor) pelos vasos sanguíneos podem levar a reações do sistema imunológico, como:
-Febre;
-Mal estar e náusea;
-Calafrios;
-Sensibilidade dolorosa;
-Vermelhidão ao longo dos vasos linfáticos;
-Inchaço dos gânglios linfáticos.
Por vezes causa inflamação dos testículos (orquite), mamas ou das pernas. Inflamações linfáticas (linfangite) e lesões genitais também são comuns.
A longo prazo, a presença de vários pares de adultos nos vasos linfáticos, com fibrosação e obstrução dos vasos (formando nódulos palpáveis) pode levar a acumulações de linfa a montante das obstruções, com dilatação de vasos linfáticos alternativos e espessamento da pele. Esta condição, dez a quinze anos depois, manifesta-se como aumento de volume grotesco das regiões afectadas, principalmente pernas e escroto, devido à retenção de linfa e infecções bacterianas. Os vasos linfáticos alargados pela linfa retida, por vezes rebentam, complicando a drenagem da linfa ainda mais. Por vezes as pernas tornam-se grossas, dando um aspecto semelhante a patas de elefante, descrito como elefantíase.

Diagnóstico:.
O diagnóstico pode ser feito por cinco formas: busca direta por microfilárias; busca por vermes adultos; sorologia; diagnóstico molecular e exames de imagem.Busca direta de microfilárias é feito através de exames como: gota espessa, análise direta do sangue, concentração de Knott e filtração de membrana de policarbonato.Busca de vermes adultos é feita através de exames como: biópsias linfonodais e US (detecta a movimentação dos vermes e dilatação dos vasos linfáticos).
Diagnóstico sorológico é feito por: pesquisa de anticorpo IgG-4, ELISA e teste de imunocromatogradia rápida.
Diagnóstico molecular pode ser feito por: PCR (reação em cadeia da polimerase), eosinofilia (hemograma) e presença de linfócitos na urina.
Diagnóstico por imagem a ser utilizado é a linfocintigrafia (exame contratado dos vasos linfáticos).

Prevenção:.
Há um programa da OMS que procura eliminar a doença com fármacos administrados como prevenção e inseticidas. Da mesma forma que para a prevenção da dengue. É útil usar roupas que cubram o máximo possível da pele, repelentes de insetos e dormir protegido com redes e evitar deixar águas paradas.

Tratamento:.
Advertência: O TL Mundo não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
O tratamento da filariose é feito com medicamentos, de acordo com as manifestações clínicas resultantes da infecção pelos vermes adultos e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas consequências clínicas.
O antiparasítico usado é dietilcarbamazina (DEC) que elimina as microfilárias e o verme adulto. Pode-se recorrer a cirurgia reparadora em caso de elefantíase (fase crônica da doença). É importante tratar as infecções secundárias. Esta doença também é conhecida como tibirius malarius malariosas esterna.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Maus tratos a animais, diga Não!



 Um dos temas jurídicos que tem tomado vulto e importantes debates entre os estudiosos do direito no Brasil, é o que diz respeito a legalidade ou não dos eventos populares como rodeios, vaquejadas ou outras festas populares que utilizam animais para o entretenimento do público, assim como o abandono de animais de estimação como cães e gatos.
Além de se constituírem em eventos com características sociais altamente enraizados em várias regiões do Brasil, têm eles reflexos econômicos pois como se sabe atraem milhares de pessoas envolvendo grandes somas de dinheiro, o que dificulta colocações humanitárias e jurídicas sobre a temática. Entretanto, ante a evolução dos conhecimentos científicos sabemos que os animais são seres que possuem características semelhantes aos humanos e estão sujeitos a sensações muito parecidas, o que nos deve tornar mais sensíveis no trato com eles, criando assim leis de proteção.
Animais como o cavalo e o camelo permitiram a expansão de nações, ajudando o homem no deslocamento a grandes distâncias, além de auxiliar nos trabalhos de campo, aliás como acontece ainda hoje em inúmeras regiões. A domesticação de bovinos, caprinos, de aves como a galinha, o peru e o pato, por exemplo, permite ao homem ter perto de si um estoque alimentar fundamental para a sua sobrevivência. Os cães domesticados, por sua vez, passaram a ser grandes colaboradores, tanto como auxiliares de guarda como no pastoreio. Em muitas regiões do globo são usados os mais variados animais como os falcões na caça e os mergulhões na pesca, sem contar a grande importância do camelo e do elefante, este último na África e na Índia, como meio de transporte e mesmo como auxiliares no trabalho. Na medicina os animais têm também primordial importância pois auxiliam ao homem em suas experiências científicas.
O homem sempre utilizou os animais, dependendo deles para a sua sobrevivência, o que os tornam importantíssimos colaboradores; porém, nem sempre os tratou bem, impingindo-lhes muitas vezes enormes sacrifícios e atrozes crueldades, pois basta lembrar que os eqüinos, um dos nossos principais colaboradores, são utilizados até os limites de suas forças e depois mortos muitas vezes insensivelmente e de forma violenta e cruel. Os bovinos, os suínos, patos e frangos vêm sendo sacrificados em muitos matadores com requintes de crueldade.
Porém, nas últimas décadas, principalmente, a humanidade tem se sensibilizado contra as ações de maus-tratos e crueldade contra animais, tanto que em diversas partes do mundo procura encontrar regras mais "humanas" de abate, bem como de proibição de atos que impinjam a eles desnecessários sofrimentos. Inclusive muitos esportes que utilizam animais como a "briga de galo" e a "briga de canários", que se constituem verdadeiros costumes culturais enraizados em certas regiões do país, estão sendo combatidos. Devemos lembrar ainda crescente mobilização popular contra certos costumes como a tourada na Espanha e México e a "farra do boi" no sul do Brasil, existindo já várias associações de defesa dos animais.
Assim, consolidou-se em muitos segmentos da sociedade o entendimento de que os animais devem ser realmente protegidos contra maus-tratos e crueldade, surgindo movimento, campanhas e até ações judiciais neste sentido.
Em muitos países já existem leis protetivas aos animais, no sentido de evitar maltrata-los. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da UNESCO, celebrada na Bélgica em 1978, e subscrito pelo Brasil, elenca entre os direitos dos animais o de "não ser humilhado para simples diversão ou ganhos comerciais", bem como "não ser submetido a sofrimentos físicos ou comportamentos antinaturais". O art. 14 da Carta da Terra criada na RIO+5 que diz que devemos tratar todas as criaturas decentemente e protegê-las da crueldade, sofrimento e matança desnecessária.
Em nossa legislação atual maltratar animais, quer sejam eles, domésticos ou selvagens, caracteriza-se crime ecológico, conforme art.32 da Lei 9.605, de 13.02.98, com detenção de três meses a um ano, e multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Ou seja, maltratar animais é crime. Já o Dec.Fed. 24.645/34, que ainda está em vigor quanto ao que se pode considerar maltratar, elenca nos artigos 3º ao 8º os atos assim considerados. Existe ainda legislação específica que disciplina a utilização de animais em experiências científicas.
Ante o exposto, podemos concluir que por provocar lesões físicas e estresse desnecessário aos animais contendores, constituem-se crimes a "briga de galo", a "briga de pássaros", a "farra do boi", "a briga de cães", bem como em se exigindo trabalho excessivo ou maltratar animais em circo, em rodeios, vaquejadas entre outros. Aliás, quanto a estas três últimas modalidades citadas há grande discussão se a utilização dos instrumentos para "incentivar" o animal caracteriza maus-tratos. Também constitui-se crime previsto na legislação citada, abandonar animal de estimação infringindo-lhe fome e desabrigo, já que dependem do seu dono para sobreviver. Quanto aos animais silvestres não estão fora da proteção legal, de modo que ações cruéis contra eles também se constituem crime.
Portanto, o tratamento cruel ao animais, quaisquer que sejam eles, além de demonstrar um alto grau de insensibilidade do ser humano é crime. Apesar de estarmos às portas do século XXI, ainda tratamos com crueldade e sem a menor consideração os nossos maiores colaboradores, que são os animais, mostrando quão somos ingratos.

Como denunciar:
Toda pessoa que testemunhe atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ". 
Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

Denúncias por telefone, podem ser feitas pelo "Disque Denúncia":

IBAMA - Tel.: 0800 61 80 80

SUL
RS - 181
SC - 181
PR - 181

SUDESTE
SP - 181
MG - 181
RJ - (21) 2253-1177 / 0300-253-1177 (Petrópolis)

NORDESTE
BA - 3235-000 (Capital) / 181 (Interior)
SE - 181
AL - 0800-2849390 Polícia Civil / (82) 3201-2000 P.M.
PE - (81) 3421-9595 (Capital) / (81) 3719-4545 (interior)
PB - 197
RN - 0800-84-2999
CE - (85) 3488-7877
PI - 0800-280-5013
MA - 3233-5800 (Capital) / 0300-313-5800 (interior)
TO - 0800-63-1190

NORTE
PA - (94) 3346-2250 / 181
AM - 0800-092-0500
RR - 0800-95-1000
AP - 0800-96-8080
AC - 181
RO - 0800-647-1016

CENTRO-OESTE
MT - 197
MS - 147
GO - 197
DF - 197
Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias. Envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado que o atendeu. Você também pode enviar fax ou ir pessoalmente ao MP. Não é necessário advogado.
Ministério Publico Estadual em São Paulo - (11) 3119-9000
Para informações sobre MP de outros estados acesse: www.redegoverno.gov.br
Caso o agressor seja indiciado ele perderá a condição de réu primário, isto é, terá sua "ficha suja". O atestado de antecedentes criminais também é usado como documento para ingresso em cargo publico e empresas, que exigem saber do passado do interessado na vaga, poderão recusar o candidato à vaga, na evidência de um ato criminoso.






domingo, 21 de outubro de 2012

Jiló combate o mau hálito, protege o coração e ajuda a emagrecer.



Ele faz franzir a testa e provoca cara feia, mesmo quando está somente na imaginação. Encarar o amargo do jiló, porém, faz bem ao coração, combate o mau hálito e ainda ajuda a perder peso.
Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume, como seus primos. É concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose.
Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol – gordura ruim – seja aderido. “É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração”.
Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade.
Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana. “Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal”.
De acordo com o novo guia de orientações contra a obesidade, metade do prato deve incluir legumes, vegetais e frutos, especialmente os coloridos (verde-escuros, vermelhos e laranjas).
Para quem gostou do valor agregado, mas não consegue desfazer a careta, a nutricionista indica que transforme o fruto em farinha. Triturar e fazer dele uma farofa é uma boa alternativa para consumi-lo sem dor.
“Como uma farofa, ele pode ser associado a diversos alimentos, minimizando o sabor marcante. Duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir seus benefícios. Refogá-lo no azeite e na manteiga também deixa o alimento fácil de comer.”
Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor. Embora difícil de engolir, o sabor repulsivo do jiló também tem seu valor. O amargo estimula a salivação e tem uma ação bactericida na boca. O processo promove limpeza bucal e o hálito saudável.

                         Algumas delícias feitas com Jiló-
Jiló refogado:.
Ingredientes
-1/2kg de jiló
-2 colheres (sopa) de óleo
-1 dente de alho amassado
-1 cebola picadinha
-1 tomate picado
-1 ramo de salsa
-Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
-Lave bem os jilós, retire os cabinhos e corte em quatro.
-Coloque o óleo numa panela, leve ao fogo e refogue nele o alho e a cebola.
-Deixe dourar.
-Junte o tomate, o ramo de salsa e o jiló.
-Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe e cozinhe em fogo brando até ficar quase macio.
-Sirva em seguida.

Dica
Para melhorar o sabor do jiló, deixe-o de molho por 20 minutos numa tigela com água, cubos de gelo, sal e suco de limão.
Rendimento:  4 porções


Bolinho de Jiló:.
Ingredientes
-5 unidade(s) de jiló
-1 colher(es) (chá) de vinagre branco
quanto baste de sal
-quanto baste de pimenta-do-reino branca
-quanto baste de manjericão
-1 envelope(s) de tempero pronto em pó
-1 xícara(s) (chá) de leite
-1 colher(es) (sopa) de queijo ralado
-quanto baste de farinha de trigo
-quanto baste de óleo de soja 

Modo de preparo
Corte os jilós em rodelas médias, tempere com vinagre, sal, pimenta-do-reino, manjericão, tempero em pô, e deixe descansar. Pegue uma vasilha e coloque o leite, o queijo ralado, uma pitada de sal e pimenta-do-reino, misture bem e acrescente a farinha de trigo, misture aos jilós. Frite em óleo quente. Sirva.





Babaganuch de jiló:.
Ingredientes

MARINADA:
-1 litro de água
-Suco de três limões
-100g sal
BABAGANUCH:
-8 jilós grandes
-100g de tahine
-½ colher de mel
-Suco de dois limões
-1 dente de alho picado
-50g de pão de forma ralado
-60 ml de azeite extra virgem
-Hortelã picada
-Tabasco
-Sal

Modo de preparo

MARINADA:
Cortar os jilós em dois e picar com um garfo
Misturar água, suco de limão e sal
Colocar os jilós para marinar durante 20 minutos nesta água
Retirar os jilós da água e prensar bem com as mãos
Colocar em um tabuleiro, regar de azeite e assar no forno 180ºC durante 40min
Retirar a polpa de dentro do jiló com ajuda de uma colher de café
Deixar esfriar
Misturar todos ingredientes com a polpa de jiló, colocar hortelã no final.
BABAGANUCH:
Rechear os jilós e guardar na geladeira por no mínimo uma hora
Colocar jilós cortados ao meio um em cima do outro e servir
Pode regar com filete de azeite conforme preferência.

sábado, 20 de outubro de 2012

Aquecimento Global / Efeito Estufa.



Um assunto que tem sido muito discutido nos últimos tempos é o aquecimento global, evento causador das mudanças climáticas que vem ocorrendo na Terra. O principal fator responsável por sua ocorrência é o efeito estufa. O efeito estufa é gerado através do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, entre eles dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, os quais são liberados no ar através da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, queima de florestas, emissão de gás carbônico pelas fábricas e a criação em massa de bovinos, os quais produzem e eliminam gás metano em suas fezes, outro fator que também é responsável pela liberação intensa de gás metano é a maior produção de lixo e esgotos. 
 Na verdade o efeito estufa é um fenômeno natural em que uma parte da radiação solar que chega a Terra acaba sendo refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre enquanto outra é absorvida. Dessa energia absorvida, uma parte é irradiada na forma de calor para a atmosfera, isso acontece, pois as nuvens e certos gases atmosféricos, como o vapor de água, dióxido de carbono, metano e dióxido de nitrogênio reirradiam esse calor de volta para a superfície terrestre, aquecendo-a. Esse fenômeno é muito importante, pois através dele a temperatura do planeta se mantém compatível com os seres vivos que nele habitam. 
O problema acontece quando esse efeito se intensifica, aumentando a temperatura além do normal. Nós vemos todos os dias as consequências que a intensificação do efeito estufa, como o aumento do nível dos oceanos, que ocorre devido ao derretimento das calotas polares, fazendo o volume das águas aumentarem, podendo, futuramente causar a submersão de muitas cidades litorâneas, vemos isso direto com o aumento dos casos de tsunamis.
 Outra consequência é o crescimento e surgimento de desertos, pois com o aumento da temperatura muitas espécies de animais e vegetais que não são adaptados a essa mudança acabam morrendo, causando o desequilíbrio de vários ecossistemas, outro fator é o desmatamento descontrolado de florestas que também contribui para isso, especialmente de países tropicais como o Brasil e alguns países africanos. 
Também tem ocorrido o aumento de furacões, tufões e ciclones, pois o aumento da temperatura faz com que as águas dos oceanos se evaporem mais rapidamente, contribuindo para a intensificação desses tipos de catástrofes climáticas. As ondas de calor estão ficando cada vez mais intensas, ocorrendo em lugares onde a temperatura é mais amena, como a Europa, a qual tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, essa mudança abrupta pode provocar a morte de idosos e crianças que são mais vulneráveis a essas mudanças. 
 Para diminuir a ação do efeito estufa, no ano de 2005 entrou em vigor o Protocolo de Kyoto, que visa a redução de poluentes. Dessa forma os países teriam que colaborar para que o objetivo de diminuir a temperatura global fosse alcançado. Porém na época os Estados Unidos, país responsável pela maior emissão de gases poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois prejudicaria seu desenvolvimento industrial. 
Mais tarde em 2007 foi realizada uma Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia. Felizmente teve um resultado positivo, pois após 11 dias de debates e negociações os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres, e foi feito entre os 190 países participantes, um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas. 
O Protocolo de Kyoto que vence neste ano de 2012, será substituído através dos dados obtidos. Porém no ano de 2009, uma nova conferência foi realizada, sendo a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na cidade Copenhague, na Dinamarca, não teve muito êxito, pois ocorreram divergências de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Europeia e os que estão em desenvolvimento, como o Brasil, Índia, China e África do Sul. 
Mesmo assim há pouco tempo foi elaborado um documento, sem valor jurídico, o qual visa a redução dos gases causadores do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Também houve a intenção de liberar 100 bilhões de dólares para investir em meio ambiente até 2020. Sendo assim os países participantes deverão realizar medições desses gases a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional. No entanto não devemos deixar o futuro do planeta somente nas mãos de nossos líderes, pois a responsabilidade é de cada um. 
Assim nós também podemos adotar medidas para evitar a poluição na atmosfera. Entre essas medidas, estão a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel ou querosene, adotando veículos menos poluentes, regular o carro para diminuir a emissão desses gases, evitar usá-lo todos os dias, se você trabalha perto, prefira ir de bicicleta, ou de ônibus, ou não usar o carro para tudo que for fazer, assim diminuindo seu uso, isso não só contribuirá para evitar a emissão de gases poluentes como a diminuição do trânsito também. 
 Outra medida é colaborar com os sistemas de coleta seletiva e reciclagem do lixo, separando o lixo e entregando materiais recicláveis a lugares especializados, assim além de evitar o intenso acúmulo de lixo também ajudará a diminuir o uso de matéria prima para fazer determinado produto, assim contribuindo para uma menor exploração da natureza. Controlar o uso da água também é muito importante, tomando banhos mais rápidos, lavando o carro uma vez por mês ao invés de uma vez por semana, utilizando baldes e não mangueiras, o mesmo vale para lavar calçadas e quintais, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e ensaboar a louça. 
A energia elétrica também deve ser utilizada com sabedoria, utilizando-a somente quando necessário, aproveitando a iluminação natural, assim evitará o aumento na construção de hidrelétricas que como consequência desmatam florestas e mudam o curso natural de rios. Se cada um fizer a sua parte, não teremos que nos preocupar com o futuro do planeta, pois a melhor forma de consertar os erros do passado é nos esforçarmos para poder proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações.