domingo, 30 de dezembro de 2012

Principais Acontecimentos para 2013...



2013 (MMXIII, na numeração romana) será um ano do calendário gregoriano que terá início numa terça-feira. Não será bissexto, tendo 365 dias. O ano será o primeiro, a compreender quatro dígitos diferentes desde 1987.

Eventos esperados e previstos:.

Janeiro
1º de Janeiro
Entra em vigor o uso das regras do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil, após o período de transição presente desde 2009.

Março
Abertura do Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, o maior projeto de infraestrutura na Alemanha.

Maio
10 de maio
Ocorrerá um eclipse solar anular no sul do Pacífico, sendo visível na Austrália.
19 de maio
Ocorrerá no Estádio de Wembley em Londres a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2012-13.

Junho
A televisão digital deve estender-se a todo território brasileiro.
Realização da Copa das Confederações da FIFA no Brasil.

Julho
Realização da XVIII Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, do dia 23 ao dia 28, com presença do Papa Bento XVI e de jovens de todas as partes do mundo.
A Croácia entra para a União Europeia e torna-se o 28º Estado-membro.

Agosto
A sonda espacial BepiColombo deve ser lançada em direção a Mercúrio.

Setembro
Será realizada a 5° edição do Rock In Rio no Rio de Janeiro.

Novembro
3 de Novembro
Deve ocorrer um eclipse solar híbrido.

Eventos sem data:
Fim dos mandatos de muitos autarcas em Portugal, devido à lei que limita os mandatos autárquicos a 3 (12 anos).
Realização da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Deve entrar em operação o sistema de posicionamento global Galileo, competindo com o atual GPS.
O Comitê Olímpico Internacional deve decidir a localização dos Jogos Olímpicosde Verão de 2020.
Deve ser concluída a construção do 1 World Trade Center, um arranha-céu que deverá ter a altura de 541 metros.
Deve ser concluída a construção do Company Business Towers, um complexo de duas torres (Torre Alpha e Torre Sigma) na Marginal Pinheiros, São Paulo, Brasil. Lançamento do GTA V.

2013 no esporte:.

Devem se realizar os Jogos do Mediterrâneo de 2013 na cidade de Mersin na Turquia.
Deve ocorrer a IX Copa das Confederações no Brasil, como preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Devem ocorrer os Jogos da Francofonia de 2013, em Nice, na França.
Devem ocorrer os Jogos Mundiais de 2013 na cidade de Cali, na Colômbia.
Deve ocorrer o Campeonato Africano das Nações de 2013, na África do Sul.

Ano Novo!



O ano-novo, réveillon, virada de ano ou passagem de ano é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o ano-novo.

Etimologia:.

Réveillon é um termo da língua francesa que significa "véspera".

História:.
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).

Celebração moderna:.
A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.

Brasil:.
No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 000 000 de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.
Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 400 000 pessoas, incluindo mais de 100 000 que eram turistas. Mais cedo, durante a tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.
Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2009 para 2010, foram registrados 1 100 000 espectadores na festa.

Portugal:.
No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
Em Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço. Quer a cidade de Almada como Lisboa partilham o fogo de artífício do Rio Tejo.
Na região autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchal, estando o espectáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo".Esse espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
Em Setúbal a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado.

Outros Países:.
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing ("primeira pisada"). São, também, dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Lá, o ano-novo é chamado de hogmanay.
Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas e fazem um pedido a cada badalada do relógio da Porta do Sol, em Madrid. Existe uma canção do grupo espanhol Mecano que fala deste acontecimento: se chama Un Año Más.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Panetone Trufado



Ingredientes-
Massa:.
-60 gr de fermento biológico fresco
-3 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
-1 xícara(s) (chá) de açúcar
-1 kg de farinha de trigo
-200 gr de margarina 
-4 unidade(s) de ovo batido(s)
-2 unidade(s) de gema de ovo batida(s)
-1 colher(es) (café) de noz-moscada ralada(s)
quanto baste de raspas de laranja

Recheio:.
-3 pote(s) de doce de leite
-2 unidade(s) de gema de ovo
-200 gr de nozes picada(s)
-2 xícara(s) (chá) de damasco picado(s)

Modo de Preparo-
Massa:.
Junte em um recipiente o fermento com o leite, o açúcar e 2 xícaras de farinha de trigo. Misture bem até dissolver o fermento. Adicione a margarina, os ovos, as gemas a noz-moscada, as raspas de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo. Vá sovando até obter uma massa macia, homogênea e que desprenda das mãos. 
Se necessário, acrescente mais farinha de trigo. Cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume. 
Abra a massa formando um retângulo e espalhe o recheio, enrole como um rocambole e corte em 5 porções iguais. Reserve. 
Unte 5 fôrmas para panetone e coloque cada porção nas fôrmas. Cubra com um pano seco e deixe descansar até dobrar de volume. Coloque o forno para aquecer em temperatura moderada (180ºC). 
Com uma tesoura afiada, faça um corte em cruz na superfície superior do panetone, liberando o crescimento. 
Leve os panetones ao forno para assar até que estejam dourados e bem cozidos por dentro. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. 
Sugestão: polvilhe o açúcar de confeiteiro quando tirar do forno.

Recheio:.
Misture bem os ingrediente do recheio e reserve.

Panetone



INGREDIENTES
-1 Kg de farinha de trigo
-100 g de fermento biológico
-200 g de manteiga
-200 g de açúcar
-15 g de mel
-8 gemas
-10 g de sal
-250 g de frutas cristalizadas
-150 g de uvas passas embebidas no rum
-1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
-raspas e suco de laranja
-água até dar o ponto

MODO DE PREPARO
Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
Fica com aparência de esponja
Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia
Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Origem do Natal e o significado da comemoração




O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio:
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição:.
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel :.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países:.
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Vida e a Viagem de Trem



A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais.Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!
Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.
Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.
O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades. Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza... mas me agarro na esperança que em algum momento
estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Omelete Doce



Ingredientes:.
6 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
Algumas gotas de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de manteiga
6 a 8 colheres (sopa) de geléia aquecida
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Modo de preparo

Prepare a primeira omelete:.
Separe as claras e as gemas de 3 ovos, colocando as claras em uma tigela bem seca.
Bata as claras até obter picos moles.
Em outra tigela, bata as gemas com metade do açúcar e 1 a 2 gotas de essência de baunilha.
Ligue o forno em temperatura bem alta.
Ou ligue o grill, se seu forno for equipado com um.
Derreta a metade da manteiga em uma omeleteira ou frigideira de 20cm.
Enquanto isso, incorpore rapidamente as gemas batidas às claras com uma colher de metal.
Assim que a manteiga espumar, adicione a mistura de ovos e diminua o fogo ao mínimo.
Cozinhe a omelete, sem mexer, durante 2 a 3 minutos até que a parte de baixo esteja dourada.
Coloque a frigideira na estufa do forno ou no grill durante 2 a 3 minutos até que a parte de cima fique dourada.
Espalhe a metade da geléia aquecida sobre metade da omelete.
Dobre a omelete ao meio, com a ajuda de uma espátula, para cobrir a geléia.
Coloque a omelete em um prato aquecido e peneire metade do açúcar de confeiteiro por cima.
Corte ao meio e sirva imediatamente.
Prepare a segunda omelete da mesma maneira.

Rendimento:  4 porções